Reunião, promovida pela Secretaria Municipal de Educação na tarde desta quarta-feira (10), reuniu autoridades, especialistas e representantes da comunidade escolar para tratar sobre o assunto
Na tarde desta quarta-feira (10), a Secretaria de Educação de São João Batista deu início aos trabalhos para a implementação das metas e ações da gestão democrática na rede de ensino municipal. O encontro foi realizado no auditório do Senai e reuniu autoridades, especialistas e representantes da comunidade escolar.
Estiveram presentes o prefeito Juliano Peixer, o secretário municipal de Educação, Alício Schiestel, a procuradora-geral do município, Viviane Kamers, além dos palestrantes Patrícia Boratti e Eder Schimit. O evento contou também com a participação de gestores das escolas municipais, membros do Conselho Municipal de Educação e representantes do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de São João Batista (SindiEducar).
A gestão democrática na educação, prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), estabelece a participação da comunidade escolar nos processos de decisão e gestão das instituições de ensino. No entanto, embora o modelo tenha sido instituído em âmbito nacional há quase três décadas, São João Batista inicia agora os estudos para sua efetiva aplicação na rede municipal.
“Os encontros realizados ao longo do processo terão caráter formativo e participativo, envolvendo diferentes segmentos da sociedade. O objetivo é construir coletivamente as diretrizes que orientarão a prática da gestão democrática no município, garantindo maior transparência e participação no planejamento educacional”, destaca o secretário municipal de Educação, Alício Schiestel.