Uma grave denúncia envolvendo uma criança de apenas quatro anos, estudante da Escola Municipal Manoel dos Anjos, veio a público neste fim de semana em Tijucas (SC).
A mãe da menina gravou um vídeo relatando que a filha teria sido levada ao banheiro por uma professora e retornado para casa com sinais de agressão na região íntima. Segundo ela, a criança já vinha apresentando medo de ir à escola e dizia que “a professora não era sua amiga” e “batia nas suas costas”. Após atendimento médico em Tijucas, o caso foi encaminhado ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, para exames mais detalhados.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Tijucas emitiu nota oficial na noite de sábado (13), informando as medidas adotadas. Confira a íntegra do comunicado:
NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO
O Município de Tijucas, por meio do Prefeito Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, informa que tomou conhecimento, na tarde de hoje, de denúncia grave envolvendo uma criança de 4 (quatro) anos matriculada na rede municipal de ensino.
De imediato, foram oficialmente comunicados o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Polícia Civil, autoridades competentes para conduzir as investigações criminais e de proteção, às quais o Município está prestando integral colaboração, com fornecimento de documentos e informações.
Após a colheita do depoimento da mãe da criança pela autoridade policial, o Município instaurará sindicância investigativa, a fim de apurar com exatidão os fatos e a eventual autoria. Confirmados indícios suficientes, a sindicância resultará na abertura de processo administrativo disciplinar, que poderá implicar no afastamento preventivo do servidor envolvido.
Concluídas as providências iniciais, o Município prestará também todo o apoio psicológico especializado à criança e à sua família, assegurando a integral proteção ao infante.
Esclarece-se que, até o presente momento, não há identificação confirmada de eventual responsável, razão pela qual o Município mantém postura de máxima cautela institucional, evitando prejulgamentos e assegurando os direitos fundamentais das partes envolvidas.
O Município de Tijucas reafirma, por fim, seu compromisso inarredável com a proteção integral da criança e do adolescente, a legalidade dos atos administrativos e a transparência na condução de situações de alta gravidade social, garantindo que toda a apuração se dará de forma rigorosa, responsável e dentro dos parâmetros legais.
Tijucas, 13 de setembro de 2025.
Na manhã desta segunda-feira (15), pais e familiares da criança, junto com outras pessoas da comunidade, se reuniram em frente à Escola Municipal Manoel dos Anjos para uma manifestação. O grupo cobra providências imediatas e pede justiça diante da denúncia.
Foto: VIP Social