Iniciativa tem como objetivo estimular os estudantes a se envolverem no processo de construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (Planmob)
A Secretaria Municipal de Educação de São João Batista lançou, nesta terça-feira (16/09), o regulamento do concurso cultural “Cidade que se move”. A iniciativa tem como objetivo estimular os estudantes da rede municipal a refletirem sobre a mobilidade da cidade, envolvendo a comunidade escolar no processo de construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (Planmob).
De acordo com o regulamento, poderão participar alunos da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, sempre acompanhados por professores orientadores. O concurso será dividido em quatro categorias, de acordo com a faixa de ensino e o tipo de produção cultural.
Estudantes da Educação Infantil podem apresentar desenhos ou colagens com o tema “O que eu vejo quando ando pela cidade”. Nos Anos Iniciais, serão avaliados desenhos com as temáticas “Meu jeito de ir e vir pela cidade” (1º ao 3º ano) e “Como eu gostaria que fosse meu caminho até a escola” (4º e 5º anos). Já os alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano) concorrerão com fotografias que retratem “Os caminhos que eu percorro todos os dias”.
Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho, produzido de forma individual. Os materiais deverão ser enviados pelas escolas, entre os dias 13 e 24 de outubro, ao e-mail da Secretaria Municipal de Educação ([email protected]). O regulamento estabelece critérios técnicos para envio dos arquivos e determina que as produções não contenham identificação direta dos autores.
As obras inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora, que levará em conta critérios como adequação ao tema, clareza da linguagem, criatividade, reflexão crítica e aspectos técnicos. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas e certificados de Honra ao Mérito. Professores orientadores dos estudantes premiados também serão reconhecidos.
O resultado do concurso será divulgado em 7 de novembro. A cerimônia de premiação ocorrerá na última semana de novembro, durante o Recital Municipal de Poesia. Conforme destaca o secretário municipal de Educação, Alício Schiestel, o concurso valoriza a participação ativa dos estudantes no planejamento da cidade.
“As crianças e adolescentes trazem olhares únicos sobre o espaço urbano. Esse diálogo entre escola e comunidade é fundamental para construirmos uma cidade mais inclusiva e acessível”, avalia. O regulamento completo do concurso está disponível no site www.sjbatista.sc.gov.br.