Em homenagem aos 30 anos de fundação da Comunidade Bethânia, a manhã de domingo, dia 12 de outubro, foi marcada por momentos de profunda emoção. Às 9h, teve início a bênção do Oratório Nossa Senhora Aparecida, erguido no local onde foi celebrada a primeira missa em Bethânia, em 12 de outubro de 1995, pelo Servo de Deus Padre Léo.
Estiveram presentes os padres Vicente de Paula Neto, moderador geral da Comunidade Bethânia; Lúcio Tardivo, vice-moderador; Elinton Costa, diretor de Comunicação; Thiago de Souza e Jonas da Silva; além do casal de consagrados e cofundadores da Comunidade, Ideraldo e Margarida Poloschi; seminaristas; o secretário de Saúde de São João Batista, Marcos Marcelino; consagrados; filhos e filhas de Bethânia; Amigos de Bethânia e voluntários.
O primeiro momento foi marcado pela fala do padre Vicente, BTH, que expressou a alegria e a emoção de estar novamente naquele lugar, 30 anos após a primeira missa, abençoando o início da construção do Oratório em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Bethânia.
No uso da palavra, Ideraldo Poloschi, consagrado de vida, recordou o início da história. “Desde 1993, lá na Capela do Espírito Santo, no Colégio São Luiz, em Brusque, Padre Léo já nos apresentava a ideia de Bethânia. Ainda não sabíamos em que cidade seria, mas ela já estava plantada em nossos corações”, relembrou.
Padre Vicente também destacou os sonhos que a Comunidade Bethânia tem para os próximos 20 anos, idealizados junto aos consagrados espalhados pelos oito recantos da Comunidade. Esses projetos foram registrados e colocados em uma cápsula do tempo, chamada Cápsula Semente, posteriormente enterrada no Marco Zero, local onde foi celebrada a primeira missa. Em seguida, foi feito o descerramento da placa que marca o Marco Zero da Fundação da Comunidade Bethânia.
Outro momento marcante foi a inauguração do painel “Memórias e Vida Plena”, que reúne registros históricos e momentos significativos das três décadas de caminhada da Comunidade. Também houve homenagem aos Amigos de Bethânia e às pessoas que, há 30 anos, estiveram presentes com o Servo de Deus Padre Léo naquele mesmo local — que, à época, era cercado por eucaliptos, mas já transbordava da presença do Espírito Santo e encantava o coração do fundador.
Crédito da foto: Cristiéle Borgonovo / Comunidade Bethânia