A Polícia Civil deflagrou na sexta-feira (24/10) a Operação Cidade Limpa, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos municípios de Brusque e Guabiruba. A ação é conduzida pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque e apura pichações realizadas em locais públicos das duas cidades.
A investigação começou após pichações serem encontradas na ponte que será inaugurada no bairro Rio Branco e na Arena Multiuso, ambos em Brusque. Também foi identificada uma pichação em um ponto de ônibus em Guabiruba, com as mesmas características das registradas em Brusque.
Durante o trabalho investigativo, quatro suspeitos foram identificados. Segundo a Polícia Civil, eles chegaram a divulgar imagens das pichações em redes sociais, exibindo as mesmas inscrições observadas nos locais públicos.
Com base nas provas reunidas, o delegado titular da DIC solicitou mandados de busca e apreensão em quatro endereços. As medidas foram autorizadas pelo Juizado Especial Criminal da Comarca de Brusque, com parecer favorável do Ministério Público.
Na manhã desta sexta-feira, equipes da Polícia Civil de Brusque, Botuverá e Guabiruba, com apoio da Prefeitura de Brusque, cumpriram os mandados em busca de materiais relacionados às pichações, como tintas, sprays e anotações.
As diligências ocorreram em quatro locais: dois em Brusque, nos bairros Rio Branco e Dom Joaquim, e dois em Guabiruba, nos bairros São Pedro e Aymoré. Foram apreendidas diversas latas de spray, cadernos com traços semelhantes aos das pichações, maconha, balança de precisão e materiais usados para o preparo e venda de drogas. Um homem foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes. Celulares também foram apreendidos e serão analisados.
Entre os objetos recolhidos havia ainda uma carta com uma letra de rap contendo críticas ao prefeito de Brusque, por ter mandado limpar a ponte do bairro Rio Branco.
O material apreendido será analisado para identificar novos indícios de autoria e materialidade relacionados ao caso. Os investigados poderão responder pelos crimes de dano ao patrimônio público, pichação e associação criminosa, além de outros delitos que possam ser constatados no decorrer do inquérito policial.



















