Alegria, muito música e diversão. Palavras que lembram festa. Mas não é uma comemoração qualquer, é o Carnaval, a folia que embala os brasileiros em todas as partes do País. As pessoas tomam as ruas das cidades ou se encontram em pontos tradicionais que anualmente recebem os foliões.
A festividade teve origem na Grécia se estendeu aos hebreus e romanos que celebravam a fertilidade e a época da colheita. No século 17, os portugueses trouxeram para o Brasil entrudo, a tradição de guerras de água, farinha e limões de cheiro.
Na Idade Média, a Igreja Católica incorporou o carnaval ao seu calendário, considerando – o os últimos dias antes do início da Quaresma. Por volta do século 13, começaram a surgir os bailes de máscara, em países com a Itália, mas eram restritos apenas a nobreza. A partir das marcaras surgiram as primeiras fantasias.
Ciria Zunino participou dos Carnavais da década 60 e 70 em São João Batista, relembra a participação das famílias e os bailes na Sociedade 19 de Julho. Além de Ciria, Mario Cipriano Filho também participou de Carnavais de São João Batista nesta época e ajudou a equipe de jornalismo a recontar esse episódio da história da cidade.
Acompanhe a matéria.
JM- Carnaval