Só 40% dos alunos do 5º ano de Tijucas apresentaram aprendizado adequado na competência de leitura e interpretação de texto na rede pública de ensino. Em matemática o índice é ainda mais dramático. Apenas 38% dos estudantes aprenderam adequadamente a resolver problemas. Os dados são resultados da Prova Brasil 2011, e permitem calcular a proporção de alunos com aprendizado adequado em sua etapa escolar.
Os alunos de 5º e 9º anos de quase todas as escolas públicas são avaliados a cada dois anos pela Prova Brasil. A proporção de alunos com aprendizado adequado é calculada com base no desempenho em leitura e interpretação de textos (Português) e resolução de problemas (Matemática).
No 9º ano, os números apresentados pelo estudo são ainda piores. Apenas 23% dos estudantes aprenderam corretamente a ler e interpretar texto. Em matemática só 9% tiveram aprendizado adequado.
Os dados do estudo mostram o índice de aprendizado por escola. A EEB Deputado Valério Gomes é a que apresenta os alunos melhor preparados. 62% dos estudantes tiveram aprendizado adequado. Na EEF Santa Terezinha só 54%, Mercedes Julia Adão 52%, EEB Cruz e Souza 52%, EEF Professora Ondina Maria Dias 47%, EEB Alexandre Ternes Filho 26%, EEF João Caetano 25%, EEF Deputado Walter Vicente Gomes 25% e a pior delas EEB Professora Olivia Bastos com 23%.
Texto: Jonas Hames
[email protected]