Tubos foram enterrados em 2011 e estão sendo retirados agora em 2013, para serem novamente assentados. Um prejuízo aos cofres da prefeitura de Major Gercino, que pode acabar em ação judicial contra a administração de Zelásio Ângelo Dell’Agnollo (PMDB). Os problemas na execução da obra, e o sumiço de 101 tubos doados pela Defesa Civil de Santa Catarina, estão gerando transtornos para a atual gestão.
A tubulação que prometia resolver problemas de alagamentos em partes da rua geral de Major Gercino, estão sendo retirados pela Secretaria de Obras, após ser detectadas falhas graves na instalação. Na rua ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), os tubos foram cobertos com uma camada de aproximadamente 20 centímetros de barro. Com a passagem de máquinas pesadas, a tubulação começou a quebrar. Além disso, não foram instaladas bocas-de-lobo. Sem as entradas para a água, os problemas de alagamentos continuaram.
O serviço está gerando novos gastos, já que a administração está sendo obrigada a comprar material para a substituição. A Secretaria de Obras, que está refazendo o serviço, está dando profundidade, para evitar que os tubos se quebrem e também para melhorar o fluxo de água. As bocas-de-lobo deverão ser instaladas para impedir que nos dias de chuva, a rua seja alagada.
Em outros pontos da rua geral, a tubulação foi realizada, mas não foram instaladas bocas-de-lobos. Alguns locais são considerados críticos pela atual administração, já que podem provocar alagamentos e danos a residências. O secretário de Planejamento, Carlos Gonzaga Silveira, diz que resolver esses problemas deixados pela administração anterior são prioridade. “Os serviços foram mal executados, foram mal feitos. Não resolveram o problema”, afirma.
O prefeito João José David, está acompanhado pessoalmente todo o processo de retirada e recolocação da tubulação. Na tarde de segunda-feira (11), ele estava junto com os operários da Secretaria de Obras, fiscalizando a retirada e recolocação dos tubos. Segundo o prefeito, esse é um dos muitos problemas deixados como herança pela administração anterior.
Entenda a notícia:
Em 2011, o ex-prefeito de Major Gercino, esteve pessoalmente na Defesa Civil solicitando recursos para a compra da tubulação. Na época foram apresentados cinco pontos críticos no município. A prefeitura pretendia solucionar os problemas de drenagem no morro do Ginásio, na Rua Guilhermino Albanaz, próximo a dona Carmem; Rua José Manoel David e Vereador Nabor Jasper, próximo a Ilda Motta e Rua Joaquim Silveira, atrás do posto de combustíveis.
A Defesa Civil doou ao município 732 tubos, num valor de R$ 50 mil. A execução da obra ficou sob responsabilidade da prefeitura. O material foi entregue em julho de 2011 e as obras iniciaram em seguida. No caso da rua ao lado Cras, cerca de 115 metros de tubulação foram assentadas, mas só foi deixada uma entrada de água. Como fica em um morro, a água continuou a descer e invadir a rua principal.
Jonas Hames
[email protected]