O estado de Santa Catarina é destaque na produção de calçados através do município de São João Batista, 4º maior polo do ramo no país. Por isso, a cidade leva o título de capital catarinense do calçado.
Devido a importância da atividade econômica para o estado e município, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) aderiu ao documento para a criação da “Frente Parlamentar Mista em Apoio à Indústria Calçadista”.
Esta iniciativa se justifica pelo fato do setor ainda estar em processo de recuperação da crise iniciada em 2017 que travou o setor, não conseguindo mais retomar o volume de negócios, perdendo assim, a sua posição de destaque no cenário nacional e, o mais preocupante, causando muitas demissões e desemprego.
“Precisamos trazer esse assunto ao Congresso Nacional para encontrar meios de incentivar a modernização dos parques industriais calçadistas. Pensando em nosso Estado de Santa Catarina e, na nossa querida São João Batista, teremos mais empregos e renda”, ponderou Peninha.
De acordo com o levantamento mais recente divulgado pelo município, São João Batista possui 395 empresas de fabricação de calçados em atividade e emprega mais de 8 mil trabalhadores. Além disso, São João Batista reúne uma série de fabricantes de componentes, facilitando a agilidade na produção local.