No início da tarde desta quarta-feira, 18, o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) reuniu empresários do município para definir ações em conjunto diante da situação da pandemia do coronavírus (Covid-19). De maneira coletiva, os empresários decidiram, neste momento, manter as atividades normais, tomando algumas medidas preventivas.
De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), Almir dos Santos, apesar do Decreto assinado pelo Governador Carlos Moisés falar em “capacidade reduzida da indústria”, em São João Batista será trabalhado apenas com prevenção.
No decreto assinado pelo governador Carlos Moisés, no fim da tarde de terça-feira, 17, ficou determinado que “as indústrias deverão operar em sua capacidade mínima necessária nas regiões em que já tenha sido identificado o contágio comunitário”.
Apesar de São João Batista não ter nenhum caso confirmado até o momento, os empresários buscaram, por meio das ações preventivas, evitar que o contágio chegue ao município.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), inclusive, orienta as empresas de que devem fazer o máximo esforço para reduzir a circulação de pessoas e preservação da saúde dos trabalhadores, especialmente dos que estão em grupos de risco. Avalia, contudo, que as decisões para cumprir a preconizada “capacidade mínima de funcionamento” devem ser tomadas caso a caso, considerando a realidade das localidades e das empresas.
Desta forma, fica determinado às indústrias de São João Batista:
- Dispensa imediata de pessoas no grupo de risco (doenças crônicas, asmas, gravidez, lactantes, idosos, diabetes) pelo mínimo de sete dias, devendo os funcionários procurarem o setor de Recursos Humanos;
- Medidas de orientação interna, higienização e etiqueta respiratórias, além de ajustes dos postos de trabalho (distanciamento, ventilação, etc);
- Dispensa dos funcionários que estão retornando de viagens a locais de risco;
- Mães com filhos em creche suspensa devem procurar o RH para providências;
- As atividades serão internas, com restrição de atendimento presencial;
- As homologações de rescisões estão suspensas, devendo a empresa efetuar o pagamento no prazo e homologar posteriormente.
SC TRADE SHOW ESTÁ MANTIDA
Durante a reunião, ficou definido também que, a princípio, a 30ª SC Trade Show, prevista para 27 a 29 de abril, em Balneário Camboriú, está mantida.
Entretanto, na sexta-feira, 27 de março, haverá uma nova reunião no Sincasjb, juntamente com empresários, para confirmação final.