Por determinação do governo estadual as agências bancarias e lotéricas de Santa Catarina retomaram ao atendimento presencial de seus clientes nesta segunda-feira(30). A reabertura será de forma parcial e com uma série de regras que devem ser seguidas pelas entidades.
Além das medidas adotadas pelo governo para preservar a saúde da população, as pessoas também devem fazer a sua parte, respeitando as regras e, principalmente evitando ambientes com a circulação de muitas pessoas e observando o distanciamento mínimo de 1,5m de um indivíduo para outro.
Em são João Batista a volta do expediente bancário e o pagamento de salários e benefícios diversos provocou uma verdadeira corrida às agências. Pessoas que precisavam de serviço interno ou nos caixas eletrônicos se aglomeraram em frente a Caixa Econômica Federal esperando por uma senha de atendimento.
Para regulamentar como será o funcionamento, uma portaria normativa foi divulgada com as seguintes regras:
Funcionários em grupo de risco
As agências deverão manter o afastamento de empregados pertencentes a grupo de risco, sem prejuízos de salários. Incluem-se neste grupo: pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos. O trabalho remoto (home office) deverá ser priorizado nos setores administrativos.
Transporte para funcionários
Caso seja necessário, deverá ser organizado pela empresa o fretamento de transporte, ficando a ocupação de cada veículo limitada a 50% da capacidade de passageiros sentados.
Controle de entrada
As agências bancárias e lotéricas deverão fazer o controle de acesso, mantendo uma pessoa na porta da unidade para orientar os clientes que buscarem atendimento. Este trabalhador deverá estar utilizando máscara cirúrgica. A prioridade será encaminhar para atendimento eletrônico ou por telefone, reduzindo o fluxo dentro das agências.
Além disso, também deverá ser feito o controle da área externa, com a organização das filas para que seja mantida a distância mínima de 1,5m entre cada pessoa. A entrada na agência será feita em número proporcional à disponibilidade de atendentes, evitando aglomerações em seu interior, entre outras.