A terra da Santa Paulina decretou situação de emergência no Sistema de Abastecimento de Água. Com a estiagem que assola toda a região desde o fim de 2019, Nova Trento começou a sentir os sintomas e, por isso, deverá racionar água nos próximos dias por região.
Por decreto, também está proibido o desperdício de água no município, com notificação aos moradores que descumprirem a determinação. E, no caso de reincidência, aplicação de multa do quíntuplo do valor da tarifa mínima, sem prejuízo de interrupção no fornecimento de água.
O diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Ivã Alessandro Franzoi, explica que, mesmo com a estiagem iniciada no fim do ano ainda era possível realizar o abastecimento em todo o município. Entretanto, agora, não é possível fornecer água para 100% da população.
Nova captação
Atualmente, Nova Trento faz a captação da água na localidade da Vasca, mas o nível do ribeirão diminuiu significativamente. Desta forma, o município deverá iniciar uma nova captação, desta vez, na localidade do Ribeirão da Molha.
“Ano passado fizemos a pesquisa do local, e neste ano contratamos o serviço de topografia para ver a viabilidade do projeto. Recebemos o resultado em março e agora daremos sequência no trabalho”, informa Franzoi.
Ele detalha que para fazer a captação pelo Molha será preciso uma tubulação de 6,5 quilômetros até a Estação de Tratamento de Água (ETA), na Vasca. Dentro de dois meses o serviço deve iniciar, após ser feito o processo de licitação. “Uma parte da tubulação, que é pela estrada, usaremos a mão-de-obra do Samae. Já a outra parte que é pelo meio do mato, faremos a contratação de empresa especializada”, acrescenta.
A expectativa é que até meados de junho a nova captação esteja pronta e abastecendo o município. O valor da obra deve girar em torno de R$ 500 mil.
Enquanto isso, o Samae pede a colaboração dos moradores para evitar o desperdício e fazer o uso racional e controlado da água tratada. “Infelizmente, sabemos que ainda têm pessoas que não economizam. E agora chegamos no momento em que precisamos racionar a água e fazer um rodízio para compartilhar a água com toda população”, lamenta Franzoi.
Sistema de rodízio
O município, exceto o bairro Trinta Reis, que já sofre com desabastecimento, foi dividido em três grandes regiões com potencial de economizar e pressurizar água na rede. Desta forma, haverá suspenção no fornecimento de água das 20h às 7h, conforme cronograma do sistema de rodízio, por região:
Região 1: Centro (da Ponte Ivo Silveira até a rua Clara Cipriani), sem água sábado, 25, terça-feira, 28, e sexta-feira, 1° de maio.
Região 2: Bairros Cascata, Espraiado, Vígolo e Frederico, sem água no domingo, 26, quarta-feira, 29, e sábado, 2 de maio.
Região 3: Bairros São Roque, parte Baixo Salto, entorno da praça Getúlio Vargas, rua Hipólito Boiteux, Velha, Ribeirão da Velha, Ponta Fina Sul, Ponta Fina Norte, Besenello e Mato Queimado, sem água na sexta-feira, 24, segunda-feira, 27, quinta-feira, 30, e domingo, 3 de maio.
Fonte / Créditos: Miriany Farias – Jornalista