Neste sábado, dia 13, o município de São João batista, através do setor de Vigilância Epidemiológica recebeu a confirmação de mais três casos, entre eles um óbito que estava em análise.
Segundo informações, o caso do óbito trata-se de uma mulher, de 78 anos. Os outros dois novos casos confirmados são, uma mulher de 56 anos, moradora do bairro Ribanceira do Sul. Já o outro seria um homem, de 66 anos, morador do bairro Ribanceira do Sul. Ainda de acordo com a secretaria de saúde é provável que a transmissão tenha sido comunitária.
Os pacientes estão sendo tratados em casa, sob monitoramento da Secretaria de Saúde. As pessoas que tiveram contato com eles nos últimos dias estão sendo triadas pela Vigilância Epidemiológica e deverão permanecer em isolamento por 14 dias.
O prefeito Daniel Netto Cândido, através da redes sociais, lamentou a situação. “Lamentamos muito a confirmação da primeira morte por COVID de nossa cidade. Trata-se de uma mulher, 78 anos. Nesse momento a cidade possui 10 casos ativos e 06 recuperados. Temos 59 suspeitos que aguardam resultados de exames e 110 pessoas em monitoramento”. Destacou Cândido.
Nas redes sociais, a secretária de saúde, Karin Leopoldo destacou que as pessoas devem ter consciência e respeito nesta situação. “Muitas pessoas ficam querendo especular para saber o nome das pessoas positivas ou de óbitos. O que muda em saber quem morreu, se os cuidados e proteção temos que ter com todos? Vejam, não sabemos quem pode estar contaminado, portanto temos que nos cuidar redobrado, usando máscara, lavando frequentemente as mãos ou usando álcool em gel e mantendo o distanciamento de 1,5 metros das pessoas. Os contatos dos casos positivos são contactados imediatamente após o paciente positivado informar os nomes de seus contatos à equipe da Vigilância Epidemiológica e seguirão em isolamento domiciliar 14 dias. Se você não recebeu nenhuma ligação da Vigilância Epidemiológica, não é contato direto de nenhum paciente positivo, mas isso não exclui a necessidade de constante vigília e cuidados.
Se puder fique em casa”. Destacou a secretária.