Coronavírus: municípios do Vale do Rio Tijucas definem plano de ação regional para internação hospitalar

  • Redação Clubei

Coronavírus: municípios do Vale do Rio Tijucas definem plano de ação regional para internação hospitalar

Com quatro hospitais, região dispõe de cerca de 120 leitos de baixa e média complexidade

Mais uma estratégia conjunta no enfrentamento à Covid-19 (Coronavírus) foi estabelecida pelos cinco municípios do Vale do Rio Tijucas. Trata-se de um plano de ação regional para internação hospitalar de baixa e média complexidade. Os detalhes foram definidos em reunião na terça (31/03), em São João Batista, que contou com a participação dos secretários municipais de saúde e dos diretores dos hospitais da região.

“Vamos otimizar os leitos da região, evitando transferências desnecessárias para Florianópolis. Assim, se determinado hospital estiver com todos os leitos ocupados e tiver algum paciente precisando de internação, entrará em contato primeiramente com o município vizinho para verificar a disponibilidade de vagas. Com essa parceria, teremos condições de administrar melhor as internações durante a pandemia”, explica Karin Leopoldo, responsável pela pasta de saúde de São João Batista e organização do plano.

No total, somando os quatro hospitais da região, o Vale do Rio Tijucas dispõe de 120 leitos de baixa e média complexidade para atender uma população de aproximadamente 110 mil pessoas. Nenhum deles, no entanto, conta com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desta forma, caso algum paciente esteja em estado grave e precise ser entubado, será seguido os fluxos estabelecidos pelo governo do Estado, com o acionamento do Samu e a transferência para hospitais de referência da Grande Florianópolis.

Deixe seu Comentário

Sua opnião é importantíssima para continuarmos a melhorar nosso trabalho.