Dia D chegou e Duda se recupera da cirurgia para corrigir Escoliose Idiopática

  • Redação Clubei

Dia D chegou e Duda se recupera da cirurgia para corrigir Escoliose Idiopática

Após 11 horas no centro cirúrgico e 8h em cirurgia, Maria Eduarda Machado, 12 anos se recupera na UTI – Unidade de Terapia Intensiva – do Hospital Vita, em Curitiba, capital do Paraná. Após seis semanas de campanha em prol da arrecadação de R$ 180 mil para a realização da operação, o tão sonhado Dia D ocorreu na quinta-feira, 16.

A coluna vertebral da menina que sofre de Escoliose Idiopática tipo 1, no momento da operação estava com a curvatura de 100 graus, tanto na parte superior quanto inferior. A mão, Tatiane Cristina Eidt conta que a equipe médica precisou interromper por quase 1 hora o procedimento, pois a medula óssea estava comprimida. “Mas depois de muita paciência e competência a equipe liderada pelo médico ortopedista e cirurgião doutor Álynson Larocca, conseguiram corrigir. Ele também nos falou que foi a cirurgia mais complicada que ele executou”, destaca.

A cirurgia foi um sucesso e Duda deve ficar até segunda-feira, 20, na UTI. Se não houver nenhuma complicação, ela seguirá para o quarto, e, em sete dias terá alta hospitalar. Assim que ela for para o quarto será coletada as medidas e confeccionado o colete que lhe ajudará na recuperação. “A evolução está ótima, dormiu bem a noite toda, os sinais vitais normais, ela já meche os pés e não houve perda dos movimentos”, explica a mãe.

A família agradece a todos que se mobilizaram e ajudaram na campanha. Foi com a contribuição em dinheiro, trabalhos voluntários, divulgação nas redes sociais, veículos de comunicação e em orações que se atingiu o objetivo.

Cristiéle Borgonovo – Jornalista – Assessoria voluntária