Ensino Médio terá mudanças em todo estado de Santa Catarina em 2022

  • Redação Clubei

Ensino Médio terá mudanças em todo estado de Santa Catarina em 2022

O governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, fizeram o lançamento oficial do Novo Ensino Médio em Santa Catarina. Em evento realizado no Dia do Estudante, foram apresentadas as principais ações e estratégias para implementar o novo modelo em todas as escolas estaduais a partir de 2022.

“Nós queremos que a sala de aula seja um ambiente desejável pelo aluno. Esse é o nosso sonho para a Educação. Estamos preparando espaços para que os estudantes se sintam à vontade, com uma carga horária superior àquela existente, para prepará-los para o mundo real. Na escola, ele poderá fazer escolhas, junto com os seus professores”, afirmou o governador após o evento.

A Secretaria de Estado da Educação apresentou o currículo do Ensino Médio para o território catarinense, que inclui a matriz curricular do Novo Ensino Médio e o programa de formação dos profissionais da educação. O objetivo é colher as experiências das 120 escolas-piloto de Santa Catarina, que implementaram o Novo Ensino Médio desde 2019, para ampliar as possibilidades de ensino e com foco na formação integral do estudante como protagonista do seu futuro.

“Temos dois eixos de desenvolvimento da educação. O primeiro é a infraestrutura escolar, para tornar o ambiente mais atrativo para os alunos. O segundo é o investimento em pessoas e no aperfeiçoamento profissional. Ao todo, estamos investindo cerca de R$ 1,4 bilhão, o que inclui uma série de melhorias para as mais de mil escolas da rede estadual. Estamos fazendo uma transformação, com o maior investimento da história no setor”, diz Vampiro.

A carga horária dos estudantes no novo ensino médio passará das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais, sendo que o aluno terá 4 dias com 6 horas de estudo e um dia da semana com 7 horas. Para isso o Governo do Estado já está se preparando e ofertando aos municípios novos ônibus escolares para atender a demanda gerada por esse novo modelo, no qual, não coincidirá com os horários praticados no ensino fundamental.

Também foi destacada a criação do Portfólio de Componentes Curriculares Eletivos do Novo Ensino Médio em Santa Catarina, iniciativa pioneira no país e que teve a participação de 363 profissionais da rede. O documento apresenta 25 roteiros pedagógicos que compõem a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio. Cada escola poderá escolher as eletivas que irá oferecer aos alunos, incluindo temáticas como Educação Tecnológica, Educação Empreendedora, Práticas em Libras, Matemática Financeira, entre outras.

Fotos: Peterson Paul / Secom