IRMÃ ANA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ NEOTRENTINA NA CÂMARA MUNICIPAL

  • Redação Clubei

IRMÃ ANA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ NEOTRENTINA NA CÂMARA MUNICIPAL

Em sessão solene, na noite desta segunda-feira, dia 11, a Câmara de Vereadores de Nova Trento, realizou a entrega do título de cidadã honorária do município para a Irmã Ana Tomelin, pelos relevantes serviços prestados a Nova Trento.

O prefeito Tiago Dalsasso participou da sessão solene de entrega da homenagem, realizada pela Câmara na própria sede do poder legislativo. O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Moacir Dalabrida e também convidados entre outras autoridades e lideranças que prestigiaram o importante momento.

A sessão, foi a primeira do ano deste novo mandato comandada pelo seu novo presidente, Genésio Piazza (MDB), juntamente com os demais edis. Durante o encontro, foi lembrado a história de vida e sua determinação para o bem coletivo e a divulgação do município em âmbito nacional e internacional, além de ter sido, permanentemente, através do santuário, uma parceria junto com o poder público e privado na soma de forças em prol do crescimento e divulgação do município, especialmente quanto ao turismo religioso.  Outra marca da religiosa é sua profunda identificação com a cultura, costumes, e tradições religiosas dos descendentes italianos enquanto esteve entre os neotrentinos.

HISTÓRIA

Irmã Ana, diretora do Santuário Santa Paulina, tem 56 anos de vida religiosa e está se mudando para Vigolo Vattaro, na Itália, onde nasceu Amabile Visintainer, a Santa Paulina. É natural de Rodeio, no Médio Vale do Itajaí.

Sua entrada na vida religiosa se deu em 1961, em Nova Trento, tornando-se freira em 1964. Continuou em Nova Trento até 1972, em diversos trabalhos, inclusive como professora do Ginásio Orientado para o Trabalho (GOT).  De 1973 a 2015 esteve em outros lugares de missão: Florianópolis, Bahia, Ilha do Marajó (Pará), Brasília, São Paulo e Nicarágua, na América Central. Em serviço interno da congregação foi vice geral por seis anos e superiora geral, num período de outros seis anos, em São Paulo.

Em janeiro de 2015 foi convidada a assumir a missão de diretora do Santuário Santa Paulina. Nessa desafiadora função, além de sempre focar o grande propósito de Santa Paulina incentivou a inclusão dos neotrentinos nas mais diferentes discussões, atividades e realizações, despertando e descobrindo junto com eles o potencial turístico de Nova Trento e região.

Fotos: Hércules Marcos