Prefeitura de Nova Trento informa estragos causados pelas chuvas e atendimentos emergenciais

  • Redação Clubei

Prefeitura de Nova Trento informa estragos causados pelas chuvas e atendimentos emergenciais

Após os atendimentos emergenciais do último domingo (17), que seguem até esta quinta-feira (21), a Prefeitura de Nova Trento, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Secretaria de Assistência Social e Samae, informam os estragos causados pelas chuvas no município. As áreas mais atingidas são o Ribeirão da Velha, Salto, São Valentim, Mato Queimado, Baixo Salto, Ponta Fina Sul (popularmente conhecido como Lixado), Espraiado, Trinta Réis, e nas áreas rurais.

No domingo (17), os primeiros locais a receber manutenção foram no bairro Mato Queimado e no bairro Baixo Salto, com a retirada de barreiras. Já na Ponta Fina Sul (popularmente conhecido como Lixado), foi realizada uma operação emergencial com limpeza, aplicação de material com areia para recuperação da via, além do recolhimento dos pertences das oito famílias afetadas diretamente pelas chuvas. No Condomínio Santa Paulina foi realizada entrega de lonas, solicitação dos moradores.

Segundo o secretário de obras, Ricardo Bittencourt, há três cabeceiras de pontes danificadas: na Travessa 6 de Maio, no bairro Trinta Réis, na ponte que situa-se no bairro de São Valentim, e a Ponte da localidade do Salto, além de uma barreira na localidade de Espraiado II, em Claraíba, e deslizamentos de terra na localidade do Salto.

Segundo o prefeito, Tiago Dalsasso, como o município tem mais de 700 quilômetros de estradas de chão, a Prefeitura de Nova Trento encontrará dificuldades nos serviços de recuperação dos estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. Se necessário, o município decretará situação de emergência.

Já a Secretaria de Assistência Social continua com a campanha de doação de móveis e colchões para as famílias afetadas pela chuva. Segundo a Maria Cristina Adami, neste momento, para suprir as necessidades dos atingidos e contribuir na reconstrução das vidas destas famílias, a comunidade precisa se mobilizar doando colchões, móveis, roupa de cama e de banho.
Quem tiver interesse em contribuir, pode entrar em contato pelos telefones (48) 32673219 ou pelo celular (48) 996234061, que a equipe da secretaria estará retirando no local as doações para posteriormente serem entregues as famílias cadastradas.

SAMAE – Chuvas não comprometeram o abastecimento de água
O diretor da autarquia, Godofredo Luiz Tonini, ressalta que apesar da precariedade das estações de captação de água, por estarem sendo atingidas pelos temporais que pioram a qualidade da água captada, dificultando ainda mais a filtragem para posterior fornecimento aos consumidores, o abastecimento de água no município não ficou comprometido, porque o consumo foi baixo nos últimos dias, mas continua-se solicitando que a população que economize água.