São João Batista é o 125º colocado no índice de governança municipal

  • Redação Clubei

São João Batista é o 125º colocado no índice de governança municipal

O índice de governança municipal IGM-CFA, consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

O estudo é elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

Os municípios são divididos em oito grupos, de acordo com suas características, como tamanho da população e PIB renda per capita. São João Batista esta alocado no grupo 4 e ocupa a 125ª colocação a nível nacional. No grupo 4, encontra-se ainda o município de Tijucas que ocupa a 77ª  colocação. Considerando apenas os municípios do estado de Santa Catarina, São João Batista e Tijucas ocupam respectivamente a 19ª e 11ª colocação.

Nova Trento, esta no grupo 2 e a nível nacional ocupa a 15ª posição, e no estado está em 4º.

Já Canelinha e Major Gercino, ambas no grupo 1 apresentaram bons resultados na comparação apenas com municípios do estado, apresentando 5ª  e 7ª posição respectivamente, já na comparação em nível nacional Canelinha ficou com a 166ª posição e Major Gercino com a 762ª.

O resultado é proveniente  da construção de extenso banco de dados municipais elaborado pelo CFA, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, o conselho federal de administração realizou priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, gerou um resultado para cada dimensão e para o Índice.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

Os dados são públicos e podem ser consultados no site https://igm.cfa.org.br/